Quem Sou

Sou Professor da Universidade Federal do Maranhã há mais de 20 anos.  Nasci em 28 de novembro de 1965, tendo hoje 49 anos de idade.  Sou casado, e pai de um casal de filhos ludovicenses de 15 e 10 anos.  Sou cidadão Brasileiro, de origem Tunisiana.  Me formei na França onde obtive o Doutorado em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, no Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automática -INRIA, um dos centros de pesquisa mais conceituados do Mundo.  
Veio ao Brasil a convite do Governo do Estado e da UFMA para participar da implantação do primeiro programa da Pós-Graduação do Maranhão, o mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica. 
Hoje é um Programa consolidado com um excelente conceito na CAPES.  Sou membro fundador deste Programa e tenho hoje o recorde do Maranhão na formação de recurso humanos altamente qualificados com mais de 70 mestres e doutores formados.  
Coordeno o Laboratório de Sistemas Inteligentes –LSI no CCET onde desenvolvo vários projetos de Pesquisa e Desenvolvimento -P&D.  Possuo uma larga experiência em Pesquisa e produção científica com vários artigos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais.  Minhas principais linhas de Pesquisa na área de Inteligência Artificial -IA envolvem a Modelagem e Gestão de Conhecimento, Tecnologias Educacionais, Telessaude, Datawarehouse e Datamining, I-Business, Sistemas Multiagentes e Gerenciamento e Mapeamento de Processos.  Ministrei várias palestras no Brasil e no Mundo e organizei vários congressos científicos.  
Fui editor de várias revistas internacionais na área de Inteligência Artificial e presidente do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial -SBIA 2004.  Na minha trajetória profissional, ocupei vários cargos como Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Polo da Saúde do Maranhão, Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Virtual do Maranhão, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão -FAPEMA por 4 anos, Coordenador Executivo do Programa São Luís 400 Anos, Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Vice-Presidente da Aliança Francesa.  
Em 2008, recebi o título de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e o Prêmio Mérito Timbira maior comenda do Governo do Estado pelas relevantes contribuições à Ciência do Maranhão.  Em agosto de 2012, recebi o título de Cidadão Ludovicense e foi eleito membro-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão –IHGMA.  Minhas principais qualidades é a sensibilidade, honestidade, lealdade, dedicação, coragem, e ousadia.  
Sou Colunista do Jornal Pequeno desde junho de 2009 onde escrevo todos os domingos em defesa do Conhecimento, sensibilizando a opinião pública e os governos sobre a importância de temas importantes ligados à educação, ciência, tecnologia, e inovação como o único caminho para o desenvolvimento do Maranhão.  
Neste mesmo sentido, tenho também desenvolvido e lutado pela implantação de vários projetos no Estado como: o Polo de Inovação Tecnológica de São Luís –POINTS, o Polo de Software do Maranhão -SOFTMAR, o Instituto de Tecnologias Espaciais do Maranhão –ITEMA, o Polo de Biotecnologia do Maranhão –POMAR, o Parque Tecnológico do Maranhão -Maranhão MA-PARQUETEC, a Incubadora de Empresas do Maranhão –VIVER EMPREENDIMENTOS, o Hospital Virtual do Maranhão, o Observatório de Ciências do Maranhão, entre vários outros projetos.  Minha passagem pela FAPEMA foi marcada por uma gestão moderna, inovadora, e próxima do pesquisador e da comunidade científica, e onde implantei o “Prêmio Fapema” como o Oscar da Ciência do Maranhão, torando-se uma referência no Brasil, implantei também o sistema PATRONAGE de gerenciamentos das solicitações online da FAPEMA, inovei ao decentralizar as ações da Fapema instalando representações regionais do órgão no interior do Estado, implantei o Mestrado em Engenharia aeroespacial em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica –ITA, o projeto “Colóquios Fapema”, a revista Inovação, etc.  
Em 2008, fui nomeado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia –MCT representante das fundações de amparo à pesquisa do Brasil no comitê executivo do MCT formado pelo secretário executivo do ministério, presidente da FINEP, Presidente do CNPq, e pelo representante dos secretários estaduais de ciência e tecnologia do Brasil.  
Este comitê se reunia mensalmente na sede do Ministério em Brasília para discutir os rumos da ciência, tecnologia, e inovação no Brasil.  Participei também da comitiva do Governo brasileiro nas negociações em Bruxelas sobre a cooperação cientifica entre o Brasil e a União Europeia.  
Considero como um dos meus maiores feitos durante minha gestão da FAPEMA, a elevação do número de doutoras no Maranhão de 221 doutores quando assumi a Fapema em dezembro de 2004 a 710 doutores quando deixei a Instituição em abril de 2009, apesar da limitação orçamentária da Fapema na época.  Infelizmente, até hoje, o Maranhão ainda não ultrapassou a barra dos 1000 doutores apesar da proliferação dos Programas de Pós-Graduação no Maranhão e no País, do aumento crescente dos interessados, e do aumento substancial no orçamento da fundação (5 vezes maior). 

3 comentários:

  1. Tenho orgulho em conhecer uma pessoa tão especial como o cientista Sofiane Labidi.

    ResponderExcluir
  2. Uma sorte conhecer um grande cientista como Professor Sofiane Labidi!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...